segunda-feira, junho 25, 2007

Voltei e sem paciência!

Acho imensa piada... agora andam por aí a utilizarem expressões latinas, sem, por vezes, as adequarem da forma mais correcta, ou utilizando casos em que as funções sintácticas não estão de forma alguma de acordo. Até mesmo em jornais e revistas. Custa também ouvir... expressões tão belas ditas de forma tão seca, bruta e sem harmonia sonora. Ok, o latim, de facto, não é uma das línguas mais belas de ser ouvia, mas dada à sua complexidade, a sua teia gramatical tão melindrosa, deveria ser dito com pompa e utilizado de forma mais suave em discursos mais solenes e não tão corriqueiros, que eu próprio tenho lido.
A trocaa de vogais por consoantes também é uma constante, para não falar de expressões que são corridas à pontapés e transformadas num misto "portu-latino", do tipo: "Currículo" Uitae. Meus carros, a expressão latina é Curriculum Vitae, que à letra significa currículo de vida. Vamos lá apontar os erros:

- Em latim não há acentos gráficos, só sonoros, na pronúncia, entendem? Se não entendem dou explicações a 70 euros por mês;
- Escreve-se Vitae, embora lê-se Uitae. Em latim utiliza-se i e u para as minúsculas e o J e o V para as maiúsculas, respectivamente. São regras ortográficas não estou a inventar e se quiserem, dou explicações a 70 euros, como já disse em cima, e utilizo material de apoio credível, como gramáticas do mais alto nível, que os coitados dos meus pais se esfolaram para as compar;
- Quando quiserem utilizar a expressão no plural, basta escreverem ou pronunciarem Curricula, pois assim estão a passá-la para o mesmo caso ( nominativo), mas para o plural. A palavra é da segunda declinação neutra e como tal tem “regrinhas”!

Outra palavra é Forum.

- É Forum e não "Forúm". Enquanto espaço de comércio, como os do Latium e depois os espalhados pelo Imperium Romanorum, é escrito sem acento gráfico.
- Procurem no Google “Forum de Trajano”. Verão imagens lindíssimas do que foi outrora um verdadeiro Forum à maneira romana. Felizmente temos arquitectos que não se esquecem da verdadeira origem da palavra arquitectura e remontam os novos os espaços comerciais aos antigos clássicos, mesmo que por vezes a estrutura arquitectónica não seja a mais parecida aos moldes inspiradores. Mas, infelizmente, isso tem a ver com a raquitectura urbanística e confesso que sei muito pouco do assunto.


Os que lerem isto tudo e que não tenham qualquer formação humanística, façam o favor de corrigir as pessoas, pois só vos fica bem, afinal não é qualquer um que sabe a língua do Imperium Romanorum. Sim sou arrogante e armado em pedagogo, afinal tenho um documento certificando-me para tal. Não é uma questão de mania, elitismo, sabedoria ou qualquer coisa que vos pareça. É uma questão de língua. Não a latina, mas a protuguesa.

Bom almoço, pois já me chamam do Triclinium...

2 comentários:

SP disse...

juro-te que as vezes so me apetece deixar-te um olho negro!

Glaukwpis disse...

Bem-vinda minha cara!
Então, sempre saíu do seu escrínio, ó valiosa?

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...