segunda-feira, março 16, 2009

Filosofia da Educação?

Ao dar o conto "Para a Escola", in Meus Amores, de Trindade Coelho, pus-me a pensar que todo o texto é um arcaísmo, na medida em que a palmatória foi banida das salas de aula, onde o professor perdeu a autoridade, ao longo de duas mãos de anos.
A autoridade deve ser restituída. Deve ser cultivada, com pulso de ferro. Sem recurso à palmatória, como devem calcular. Cada um tem de aprender a cativá-los, a reeducá-los. A compreendê-los e, como é óbvil, repreendê-los.
Na última semana marquei uma falta, acompanhada de uma Participação Disciplinar. Saí da escola com a cabeça em pé, embora levasse o coração partido. Valeu ? Vamos ver...

2 comentários:

Sininho disse...

Diz me uma coisa até quando são os concursos? jinhos

Unknown disse...

Eu ainda sou do tempo em que a minha professora primária dava reguadas a quem se portava mal.... embora discorde de qual violência, o certo é que se passou de 8 para 80 e agora os meninos em vez de andarem na linha andam no psicólogo!

Beijinhos

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...