terça-feira, novembro 28, 2006

Um belíssimo filme, ao nível de imagens e de algumas regras de comportamento do século XVIII, próprias da corte francesa.
O filme retrata, basicamente, uma pequena parte da vida da “odiada”, ou da “austríaca”, como era chamada pelo povo francês. Uma imagem muito particular da realizadora, que, embora faltem alguns factos históricos importantes, assim como episódios conhecidos, como foi o caso do “colar de diamantes”, nos deixa uma amostra muito peculiar da vida da rainha. Quanto ao Rei... bem, a imagem é aquela que me lembro das aulas de francês: fraco e vacilante... pelo menos na cama!
É belo de se ver como Marrie se deliciava nas suas festas luxuosas e algumas luxuriosas, pelo menos segundo alguns historiadores... Um misto de sensualidade e delicadeza de olhares é o que tiro do filme.
Quanto à imagem que tenho da Antoinette histórica... bem, acreditem que era muito pior: uma mulher que gostava de gastar, esbanjar e que se estava nas tintas para o povo! Para quê se preocupar com a falta de pão para o povo quando ela podia comer lagosta e paris brest sempre que lhe apetecesse? Pois é, mas graças a isso e a outras coisas a senhora, por ironia do destino, perdeu a cabeça!
O filme não tem muito valor histórico... e até brinca com algumas imagens, como é o caso das sapatilhas all stars ao lado dos finos sapatos de cetim, ou um minuete ao som de uma música alternativa dos nossos dias.
Parece-me que a rainha singrou, ou pelo menos seria este o gosto da realizadora.
Eu ou à favor das Antoniettas... Sem guilhotinas, claro!
Bom resto de semana****

5 comentários:

Berenice disse...

é só pa desejar uma bom resto de semana também para ti! acabei por não ir à feira... ´para a semana se calhar.
beijo

Anónimo disse...

Podiam fazer um filme sobre D. Leonor Teles. Estaria na primeira fila.

Não consigo comentar no teu fotolog, aquilo está estragado.

Beijo

Ju

Anónimo disse...

também gostei imenso do filme. E o almoço foi bem simpático, não foi? Agora estou à espera do bolo de chocolate com um chá...

Glaukwpis disse...

Adorei o almocinho!
O bolo e o chá ficam a espera de um telefonema para me dizer um dia!
O seu blog n funciona bem, pois n consigo comentar!
Jú, o meu fotolog está sem espaço para comentários... já te tinha dito, ó cabeça na lua!
Berê, temos que ir os dois à feira, conheço umas barracas brutais!
Beijinhos as meninas!

giesta disse...

Olá Glawkwpis,
Já há uns tempos que não ando por aqui, mas hoje vim dar uma espreitadela e não resisti a pôr um comment. E tudo por causa da tal Antoinette, que ficou com fama de não se importar com o povo ... o que não é verdade. Quando lhe disseram: Majestade, o povo tem fome, o povo não tem pão... o que é que ela respondeu??? Ah! Não têm pão??? Comam brioches!!!
Esta resposta é histórica...

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...