sexta-feira, outubro 30, 2009
Saudades
Quinta de luz
Com a ajuda de professores, pais, encarregados de educação e alunos, abraçámos Lisboa da margem Sul.
- descobrimentos;
- geografia mundial;
- literatura ( lida em voz alta dos bancos dos jardins);
- contemplação arquitectonica;
- companheirismo e amizade.
Atrasámos 5 min na chegada, mas demos um salto surpreendente nas vivências de cada uma das pessoas.
quarta-feira, outubro 28, 2009
Sementes
Aconselho

CT

terça-feira, outubro 27, 2009
Visitar a comunidade

segunda-feira, outubro 26, 2009
Lê-se,
Portugal nos séculos XV e XVI
O fds foi para fazer o tpc.
Quinta tenho uma visita de estudo sobre o Tejo e como ando a dar a Expansão Marítima, fui estudar uns pontos parao meu 6º A. Iremos ao Padrão dos Descobrimentos, ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Cristo Rei.
Tenho uma dor humanista de não ter o 9º a LP, pois seria o palco perfeito para o episódio da "Despedida", d' Os Luísadas, ora fitando para o Tejo, ora o Restelo.
domingo, outubro 25, 2009
Σχιζοφρενία
sábado, outubro 24, 2009
Não resisti

sexta-feira, outubro 23, 2009
quarta-feira, outubro 21, 2009
Momentos

terça-feira, outubro 20, 2009
domingo, outubro 18, 2009
MVSEV da Presidência
terça-feira, outubro 13, 2009
sexta-feira, outubro 09, 2009
Noua domus
quarta-feira, outubro 07, 2009
Orgulho

A minha escola é prioritária, é de risco, é de esperança.
Esperança de uma formação contínua e reforçada, com o desejo de atingirmos os objectivos traçados, alcançando expectativas e, sobretudo, formar bons cidadãos.
Como Lisboa é uma cidade para o mundo, todos sabemos que a diversidade passa muito mais do que lojas internacionais, hábitos de vidas alternativas e restaurantes bem decorados. Lisboa, como toda grande cidade, é uma verdadeira caixa desarrumada, onde a pluralidade cultural aumenta e se reproduz. Por norma, a diversidade cultural não acompanha o desenvolvimento sócio económico, fazendo com que muitas necessidades também se multipliquem e surjam falhas no sistema do nosso tecido social.
Com o stress, com as preocupações económicas e até a despreocupação sociocultural de alguns pais, as crianças ficam à margem de uma educação rigorosa e de uma cultura estrategicamente organizada. A função da escola, nesses casos, é proporcionar-lhes uma vida confortável, fazendo com que as crianças saiam dos bairros para o mundo. Para um mundo diferente, sem barracas, com uma alimentação saudável, com a boa utilização da língua e, principalmente, com amor, cativando-as para a dita escola para o mundo. O nosso objectivo é superior a qualquer colégio, a qualquer aula particular de piano, francês ou boas maneiras. O nosso objectivo é trazer uma comunidade fragilizada, pelos estigmas do preconceito racial e pela carteira desfavorecida, para um local onde todos os saberes dão as mãos.
Nascemos e nos educamos para ensinar, para amar, para cativar e para levar às crianças de risco uma vida sã, correcta e com princípios.
Sinto-me TEIP, sou TEIP e continuarei sê-lo onde quer que trabalhe.
segunda-feira, outubro 05, 2009
Natus est

A M. esteve desde as 8h na maternidade a espera de algum sinal do pequenino, mas como não se sentia com nenhuma vontade de sair do conforto da mamã, prolongou a sua estadia por algumas horas.
Quando cheguei o G. encontrava-se dentro do gabinete de enfermagem, juntamente com o papá, duas enfermeiras e a pediatra. À primeira, senti um clima pesado de medo, pois pouco sabiam dele e como o cubo de vidro possuía uma película aderente mais alta do que eles, não conseguiam ver o que se passa. Pus-me de ponta de pés e vi-o pela primeira vez, ainda rosado, vestido de amarelo, posto de frente aos olhos lacrimosos do pai que lhe segurava a mão com todo o cuidado.
Estremeci, contemplei e sorri para os meus pais que também tinham os olhos em lágrima.
Passados alguns momentos, o papá olhou-me e disse que estava tudo bem. Passei a informação aos pais dele que de igual forma sapateavam o corredor. Aguardamos mais um pouco até o momento tão aguardado da a família pode entrar ! Não me fiz de rogado, atirei-me à frente de todos, pois, como dizem, o padrinho é o substituto do pai! Tirei as medidas do seu rosto, milimetricamente, desenhado pelo Senhor. Estava quentinho e muito calmo e deitava para fora uma espécie de pio próprio das pequenas corujas. Há 24h acariciava barriga da mamã e agora, tal como o papá, apertava-lhe a mão, marcando a minha presença.
Que tenhas saúde, sejas idóneo, pois amado serás todos os dias da tua vida.
domingo, outubro 04, 2009
Esperamos

A M. já se encontra na Maternidade do HST.
Aguarda, pacientemente, pelo nosso G., juntamente, com o papá babado.
Parece-me estar mais calma, parece ser a mais consciente de todos nós. Fruto da chamada maternidade, compreensão/ ligação directa.
Aguardamos, já sem unhas, sem café em casa e com o ar estúpido do meu pai.
quinta-feira, outubro 01, 2009
Indo eu
Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...
-
Porque os outros se mascaram mas tu não Porque os outros usam a virtude Para comprar o que não tem perdão. Porque os outros têm medo mas...