terça-feira, maio 16, 2006

Decididamente nada é perfeito nessa vida… mas o que é a perfeição?!
“Perfeição” – acto de ser perfeito ( perfeito + cão)”, pelo menos é a primeira entrada que tenho no Porto Editora, da última edição … Se calhar enganaram-se…
Digo isso porque a perfeição não existe, pelo menos na sua totalidade, ou na totalidade de um indivíduo…

Até o próprio acto de reflectir leva-nos a essa conclusão… ninguém é perfeito… ninguém que nós mesmo achemos porreiros, simpáticos, amáveis e 100 %... Todos nós temos imperfeições e não há contestação possível. Mas, infelizmente, estamos a procura de uma perfeição, pelo menos aparente, ou ainda pior… criamos uma perfeição sobre coisas e pessoas e depois caímos no ridículo e vemos que nada foi o fruto da nossa imaginação ou até mesmo do nosso desejo.
Eu outrora também a procurei… e o que aconteceu…? DESILUSÃO. Essa desilusão cerca-me quase todos os dias, principalmente quando ouvimos coisas que não queremos, ou ainda pior, quando não esperamos ouvir.
Gostar, respeitar, admirar não são obrigações…
Se gosto é porque respeito, se admiro é porque esse alguém merece… pelo menos aparentemente… mas bastou um verbo no infinitivo para regredir todo o consciência… “COBRAR”… foi assim, não foi?!

Fica a saber que “cobrar” não é sinónimo de “gostar de estar”… interpretas mal as minhas palavras e isso contribui para a imperfeição…
IMPERFEIÇÃO… o que será a imperfeição? Que se lixe a semântica dos conceitos… viver é a melhor opção…

VIVER?! ok, pelo menos caminhar para a felicidade, com ou sem perfeição…
Boa semana!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sabe que eu já achei que era perfeita? Pelo menos, naquela relação a dois, eu achava que era. Agora acho que poderia ter funcionado melhor se a minha perfeição não tivesse sido tão cega, intolerante e egoísta.

Aconteceu comigo. A perfeição é para os anjos de Deus. Graças lhes sejam dadas e que fiquem lá pelo céu. Como dizia o Manuel Bandeira: deixa que os corpos se entendam com os corpos.

A consciência da imperfeição permite-me perdoar, sempre. E acabou a lição de moral!

Um abraço.

Anónimo disse...

E é assim o ser humano à procura da perfeição e a cobrá-la de toda a gente e de si próprio. E ainda bem que assim é, senão isto não tinha graça nenhuma, era uma monotonia.

Beijoka Graucinho

MJ

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...