segunda-feira, maio 25, 2009

Viana do Castelo

Já tens alguns meses, todavia ficaste-me na memória!
A imagem é da Praça da República. Os pombos estavam ritmados e, constantemente, em alvoroço. Recordo-me, foi num dia quente de Fevereiro. À medida que sobrevoavam sobre nós, recordava-me das aulas de cultura latina, desde o meu secundário, até o último ano de Faculdade, onde traduziamos textos sobre o voo auspicioso das aves.
Ritos, crenças e mitos;
Falta de conhecimento científico;
Crença em algo que eles próprios não conseguiam explicar, mas, com devoção, sentiam. Eu traduzia e respeitava, com a paixão de um pedaço daquela cultura que me entrava na cabeça, através preposições que obrigavam ora o acusativo, ora o dativo.

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...