terça-feira, maio 18, 2010

No 5º

Hoje falámos sobre o racismo. Como motivação, decidi ler O Diário de Anne Frank. Algumas passagens que fala sobre a discriminação racial, nomeadamente, das raças que eram postas de parte pela ideologia nazi.

São do 5º ano, numa turma dita código de barras. Cada um com a sua diferença, cor, sorriso, carisma. Ficaram de olhos abertos e ouvidos afinados, a ouvirem as linhas durante 45 minutos. Depois, decidi dar-lhes a BD. Sobre o racismo, claro. Compuseram balões fantásticos, que me deixam feliz por serem frutos da discriminação e uma semente de esperança sobre o estigma. Nas minhas aulas somos todos pretos, brancos, cabritos, católicos, ateus, jeovás, NEE’s, normais, frutos do tempo, num mundo em transformações.



De mentalidades;



De esperança;



De confiança.



Somos! Seremos, todos, de mãos dadas, filhos da igualdade.

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...