sexta-feira, outubro 06, 2006

Critérios

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
Sophia de Mello
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Decidi postar um poema de Sofia por influência indirecta da Ciranda. O gosto pela senhora de mãos grandes e refinadas começou no meu secundário, quando a minha querida Manuela Pacheco nos preparava para os examens nacionas. As aulas não eram chatas e tudo fluia. Eu ouvia os poemas, inicialmente lidos por ela e depois lia-os mentalmente. Guardo na memória toda a sonoridade da boca da Pacheco. Curiosamente calhou-nos no exame Sophia, um poema estudado ( como me recordo dos olhos da Pacheco ao entrar na sala para ler o enunciado e, de forma cúmplice, através do olhar, fazernos um sinal do poema ter sido estudado na aula).
Curiosamente, a Pacheco nunca depositou muita confiança na minha ida para a Faculdade de letras. Ela apostava mais no Turismo, mas eu romântico e apaixonado pelo Latim e por alguns poetas nacionais, meti a cara num curso de clássicas.
O poema acima é um hino às pessoas verdadeiras... às pessoas que luto constantemente para as ter do meu lado. Os amigos são uma dádiva, mas também uma escolha e a senhora das mãos grandes e refinadas soube definir perfeitamente os critérios para a selecção.
Boa sexta.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sinónimo absoluto de poesia.

**SP

Anónimo disse...

O poema é fortíssimo, Glaukie.

Glaukwpis disse...

SP? Quem será SP?! :?

Ciranda, não é o poema que é forte, é Sophia que foi e continua a ser :)

Anónimo disse...

Ainda bem já comentei outras postagens Tuas e assim assinei, não sabendo tu de quem se tratava...
Pior ainda quando já havia comentado pessoalmente contigo! S.PEDROSA

Glaukwpis disse...

Ohhhh, eu sou mesmo um cabeça na lua! Não há perdão possível, estou em dívida, cara PEDROSA!
Apareça mais vezes****

Anónimo disse...

Pelos actos que fazemos não devemos esperar recompensas, porque se os fazemos, fazemos de coração aberto e sem pedir nada em troca... como tal não estás em dívida comigo, ora essa! Ai desculpa, isto do coração deve ser muito lamechas para ti, já para não falar do perdão! lol
Juízo Gláucio, Juízo! *** SPedrosa

Glaukwpis disse...

Não é nada... eu é que me faço de durão e anti-sentimental, mas não diga a ninguém!
Beijos

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...