sexta-feira, abril 02, 2010

Christian Andresen

Quem nunca se rendeu aos contos de Hans Christian Andersen? Adormecia com O Soldadinho de Chumbo e achava-o perfeito. Toda a história da diferença física entre o soldadinho e a bailarina apertavam-me o peito e sempre tomei a diferença como algo normal, desde pequeno, possivelmente por causa do conto. Na minha quarta classe, numa festa de fim de ano, representamo-lo e foi um sucesso.

Imaginava-me sobre a lareira a ver todos os brinquedos a movimentar-se, imaginava-me a ser comido pelo peixe e ser encontrado, imaginava-me ao lado da bailarina e, até mesmo, dentro das labaredas.

Nunca gostei d’O Patinho Feio. Acho que a metáfora personificada é demasiado lamechas… Sempre preferi os patos com laranja. Se ele tivesse utilizado outro animal teria gostado mais… fiquei preso à imagem do protagonista, não à mensagem! Coisas de criança.

O conjunto de contos de Andresen ficou em casa dos meus avós, mas vou procurar algo online e lê-lo ao G., da mesma forma que a mamã lia para mim e para a M.

Mas fim da tarde, pois já estou atrasado!


Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...