terça-feira, março 16, 2010

Sobre a Tailândia

Populares manifestam-se contra o Governo tailandês em Bangcoc de forma surreal, tirando sangue e preenchendo garrafões de água que são atirados à porta do mesmo.

Este tipo de manifestação leva-nos a várias interpretações e críticas. Uma delas é, de facto, a falta de sensibilidade de muitos destes manifestantes em não ser, de todo, dadores, deixando diminuir os bancos de sangue dos seus Hospitais. Outra, a poética, que mais me agrada ( porquê será?), a de um povo manifestar-se de forma completa, pondo litros de si sobre o asfalto, demonstrando o descontentamento vivido de forma intrínseca todo o seu desgaste. Há relatos dos clássicos, que antes dos grandes combates bélicos, sacrificam animais e banhavam-se no seu sangue, como forma de augúrio e pedido de vitória aos deuses. Pragmáticos… Neste caso, o dos tailandeses, não pedem a nenhuma divindade, mais sim aos representantes governamentais que vejam o sangue que estão dispostos a dar para os tirar de lá, ou manifestações metafóricas da quantidade de sangue desperdiçado em combates entre militares e civis.

É pelo chão em sangue que lutam, que manifestam, de forma poética, ou não. Se calhar não é nada disto e cá estou eu, mais uma vez, a inventar.

Tenho saudades de inventar.

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...