terça-feira, julho 07, 2009

έρμηνεία

Ouvi meu sonho e vede o que significa:
Havia vinte grandes gansos que saíram da água para comer. Senti um calor no peito quando os vi. Mas uma águia, das montanhas, desceu, quebrou-lhes o pescoço com suas garras recurvadas e matou-os. Eles ficaram estendidos no chão, enquanto a águia subia ao céu. Eu gritei, no sonho, quero dizer, e uma multidão de mulheres ajuntou-se em torno de mim, enquanto eu chorava ,amargamente, porque a águia matara meus gansos.
A águia voltou, pousou numa viga do telhado, e falou-me com voz humana: "Toma coragem, filha do famoso Icários! Isto não é sonho, mas uma visão do bem que certamente será cumprido. Os gansos são aqueles que te fazem a corte e eu, que era antes uma águia, sou agora teu próprio marido, e trar-lhes-ei uma morte terrível. Então acordei e vi os gansos, como sempre pastando entre o trigo.

Ao ouvi-la, o interlocutor responde:

Nobre senhoraa, é impossível interpretar o sonho de outra forma, uma vez que o próprio Ulisses te disse o que ele significava. A morte virá para os que te cortejam, não resta dúvida: eles morrerão e nenhum escapará.

Odisseia, Canto XIX

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...