sexta-feira, julho 10, 2009

Para a A.

Há, mais ou menos, 4 meses atrás, pisava, pela primeira vez, o chão da ESM. Lembro-me que o primeiro dia foi ao fim de uma viagem longa de Viseu-Lisboa-Viseu-Mogadouro.
Cheguei, apresentei-me e fui direitinho à biblioteca. Ao subir as escadas, no átrio, deparei-me, pela primeira vez, com a A.. Ela perguntou-me se eu seria o substitudo da M.P. e eu disse que sim. Desde aquele momento, criou-se uma empatia. Era impossível resistir-lhe um sorriso. Havia dias que passava e não me cumprimentava. Cedo dei conta que não era ausência de educação, mas sim reserva. Possivelmente momentos menos bons. Havia, no entanto, momentos que superavam o silêncio, quando, de um lado para o outro, corria com os alunos com actividades que davam vida às paredes amarelas da escola. Nesses dias, a A. respirava alegria, êxtase e trabalho.
Recordar-me-ei dela como as margaridas frescas e viçosas,que alegram os dias desbotados de um Verão sombrio.
Eu é que te agradeço por apareceres e fazeres parte das minhas vivências.

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...