segunda-feira, abril 03, 2006

Adeste fidelis...

Esta ave é um Pelicano. Sim eu sei, não parece muito, mas é! Serviu como base do livro de cânticos dos antigos sacerdotes da Sé. O Pelicano é considerado emblema do Salvador que derramou seu sangue pela humanidade. As garras nas asas e nas patas simbolizam o mau... pelo menos foi-nos assim explicado. A Peça é em bronze e está atrás de um antigo armário dos livros.
Sabiam que a nossa Sé foi um antigo Seminário e que aquelas paredes já ouviram muito latim cantado?!

Quanto à ave... Eu também já tive um Pelicano... por dois anos. O raio do bixo não nos largava, era um verdadeiro tormento! Tenha garras e tudo, pelos menos aparentava. Acho que no fundo era pura aparência, a ave era um doce e até vomitava "olás" pela cidade. O que é feito dela? Não sei... bateu as asas do seu antigo poleiro e desapareceu! Que viva mais cem anos ( a ave, claro, pois o poleiro está cada vez mais podre)!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já foi ao Museu... Hei-de mostrar-lhe outros pelicanos, com outras aplicações, mais alegóricos.

Hoje fui a Aveiro. A arguição correu bem. E aquela luz no campus universitário... é um espanto.

Telefono-lhe amanhã.

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...