quarta-feira, dezembro 02, 2009

A E., a chorona :/

Na semana passada, a E. chorou, quando disse-lhe, por ter dito que tinha feito o TPC e, de facto, não o ter feito, aquando solicitado, que era mentirosa e que isso não é uma qualidade. Chorou mais de 45 minutos e no fim conversei com ela. Senti que era empenhada, mas assustada, pois tem consciência que dou muito valor aos trabalhos. Fiquei com a pulga atrás da orelha, mas com a consciência que fui assertivo.
Hoje, quando entreguei os testes, o Não Satisfaz fez-lhe confusão que a mim fez-me muito mais quando no fim da aula veio ter comigo e pediu-me que lhe alterasse a nota para Satisfaz -.
Não tive pena. Não tive receio de uma resposta novamente assertiva: Estuda mais.
A E. com o tempo vai alterar o seu comportamento, pois ainda é nova e ainda não tem definito traços negativos.
Como ligar com esses casos? Lidar naturalmente e mostrar pulso firme, como tudo na vida. Não devemos fazer favores, não devemos ter pena, devemos, sim, mostrar a todos que o ser-se correcto é uma virtude.

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...