terça-feira, janeiro 26, 2010

Coisas

Os dias têm sido completos, cheios, como gosto. Sim, estou a falar de trabalho. Mas se queres saber, também nos meus relacionamentos pessoais. Sabes que te digo tudo.
Na semana passada, fiz a minha primeira apresentação formal para uma disciplina do Mestrado. Sinti-me mais preparado quando estou a ensinar Português, aquilo que gosto, se me entendes. Contudo, correu bem. Sentei-me na mesa da docente e falei como se estivesse num café, sobre as medidas educativas, sobre a patologia. Utilizando metáforas e eufemismos.
De seguida, assisti a uma formação sobre os Novos Programas do Português, onde a línguística dura entrava-me pelos ouvidos, como há anos atrás. Desdobrou-se Pragmática ao lado da Didáctica, falou-se de Saussure. Que saudades tinha de ouvir coisas complicadas.
Quinta vou a uma visita de estudo ao Museu de Arq. de Ondrinhas. Vou cheirar o meu Latim, vou ouvir e ver a cultura clássica no nosso território e vou ver os meus meninos do 5º A a descobrirem os primórdios da nossa essência. Já levam alguns conhecimentos das aulas de Português, pois o "stôr pitt bull", sempre que pode, dá uns toques no latim, explicando a origem das nossas palavras. É inevitável, faz parte de mim e eles gostam. E quando as palavras são de origem grega? Eles passam tudo, até os acentos ásperos/ espíritos põem em cima das vogais. Por falar neles, entraram aqui agora. Vieram dizer um olá. De facto, é uma das minhas melhores turmas. Não falo só por interesse, por conhecimentos académicos, mas sim por relações que criam entre eles e entre os professores. São amorosos. Possuem valores. Estão 5 sentados, a estudarem para o teste de história! Reclamam! A C. e a C. refilam. A E. olha atenta, o V. aponta tudo e o G., o meu G., como sempre, desorganizado na sua inteligência!
Tenho na mesma mesa que eu uma colega de História, que corta e recorta informações sobre as Comemorações do Centenário da República. Pergunta-me coisas, investigo, vomito e volto para o meu trabalho.
O meu 5º C também anda aqui. Já me vieram chatear por causa da Ficha de Leitura. Vale 30% . Andam feitos doidos. São muito desorganizados. Refilam, falam alto e eu mando, de dois em dois minutos um "SHHHHIUUUUU!!!
Vou tomar café e preparar-me para uma hora de seca: AE.
F
U
I
I
I
I

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...