terça-feira, janeiro 12, 2010

Igualdade

Amanhã entro num segundo conto da obra indicada, na minha turma do 6º.
O autor vai falar com os nossos meninos e nada melhor do que eles conhecerem algumas coisas que escreve, pensa e acredita.
É muito filosófico, mas asservito, recorrendo metáforas tão presentes.
Como achei que uma das minhas turmas do 5º compreenderia, arrisquei a análise de um dos textos. Fizeram composições sobre as desigualdades e os benefícios que uma comunidade coloria lhes poderia trazer. Os textos estavam óptimos. Claro que possuíam erros na construção frásica, mas o valorizado foi o sentido.
É interessante trabalhar a temática com eles, pois são pequenos e dizem o que sentem. Por vezes fico parvo, pensando na capacidade discursiva deles. Acreditam e têm valores, apostam nos sentimentos da solidariedade e, sobretudo, no direito à felicidade, independentemente da cor, raça ou religião.
Há sementes.

Sem comentários:

 Sobre a mão Se pegasses na minha mão e me guiasses pelo Parnaso, Os meus dias seriam menos sedentos e sombrios, Sem os espasmos de sofr...